Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Turismo de Poços de Caldas é destaque em Portugal

Em 1886, o Imperador do Brasil, Dom Pedro II, esteve em Poços de Caldas para inaugurar ramal da Estrada de Ferro Mogyana. Antes, em 1861, D. Pedro conheceu as milagrosas águas termais

Até sábado, dia 13/11, Poços de Caldas será destaque na Convenção dos Municípios Brasileiros, evento que acontece em Lisboa, capital de Portugal. A iniciativa tem por objetivo em divulgar o potencial turístico dos estados e municípios brasileiros, conta com um estande de Poços de Caldas. O convite foi feito pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

O evento, que também celebra o Bicentenário de Independência do Brasil, será uma oportunidade segundo o Governo de Minas, de apresentar o potencial turístico mineiro para empresas portuguesas e europeias do segmento.

A Convenção dos Municípios Brasileiros possibilitará interlocução direta por meio de feira de negócios, encontro com investidores e troca de experiências.

Como representantes de Poços de Caldas, viajaram a Lisboa o vice-prefeito, Júlio César de Freitas e o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca.

“É um orgulho para nós poder fazer parte desta oportunidade e é fundamental que possamos realizar este intercâmbio para trazer novas estratégias a serem aplicadas em nosso turismo local. Poços de Caldas está em pleno avanço em diversos aspectos e o turismo tem uma tendência em evoluir a cada dia mais,” disse o vice-prefeito Júlio César de Freitas.

JANTAR ENTRE AUTORIDADES – Além da apresentação de paisagens, patrimônios históricos, cultura e atrativos turísticos de Minas Gerais, um dos pontos altos do evento será um jantar entre autoridades, que irá promover a internacionalização da gastronomia e da cultura mineira. – Os pratos são assinados pelo cheff Édson Puiati; o jantar é organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo.

Na lista de participantes, além de Minas, estão representantes de estados como o Amazonas e o Ceará.

O secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Fonseca, eleva a importância da participação. “Sem dúvidas será uma forma de abrir os horizontes turísticos de Poços de Caldas para a Europa. Precisamos realizar este incentivo para que possamos alavancar nossa cidade também no âmbito internacional, mostrar de fato Poços para o mundo”.

CIDADE REFERÊNCIA DO BRASIL – O evento teve início quarta-feira, dia 10. Na terça-feira, 09, ocorreu importante reunião entre os representantes oficiais de Poços e o Consulado Brasileiro, em Portugal. Na oportunidade, Poços de Caldas foi apresentada como cidade-referência nacional no segmento turístico.

Poços de Caldas tem ligação histórica com Portugal. Em outubro de 1886, Dom Pedro II e a Família Imperial estiveram no Município para inaugurar ramal da Estada de Ferro Mogyana, que ligava a cidade ao interior paulista.

Antes, conforme o livro “As Barbas do Imperador”, Lilia Moritz Schwarcz relata que Dom Pedro II esteve em Poços de Caldas em 1861, quando conheceu as milagrosas águas termais.

LISBOA – Em Portugal, participam do evento turístico que projeta Poços de Caldas à Europa, o vice-prefeito e o secretário municipal de Turismo; o ministro-conselheiro, Pablo Duarte Cardoso; o presidente da Faop (Fundação de Arte de Ouro Preto), Jefferson da Fonseca; e a subsecretária de Estado de Turismo, Milena Pedrosa.

Vice-prefeito de Poços de Caldas e secretário de Turismo coordenam estande de Poços de Caldas, em Lisboa

Deixe um comentário