Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

“Rota das Capelas”, em Canoinhas, Santa Catarina, tem passeio dia 10/12

Capelas históricas construídas em madeira, paisagens incríveis, gastronomia e cultura de vários povos reunidos numa cidade

Paisagens encantadoras e um pôr do sol de tirar o fôlego no Planalto Norte Catarinense

Inaugurada em 2016, a ‘Rota das Capelas’, em Canoinhas, cidade encravada no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina, terá novo passeio turístico no próximo domingo, 10 de dezembro. A ‘Rota das Capelas’ vem conquistando projeção nacional com o novo perfil do turista pós-pandemia, que busca roteiros ao ar-livre, em áreas rurais, que privilegiam caminhadas, contato com a natureza e cavalgadas. É o turismo de experiências, com degustação do melhor da culinária regional e o contato direto com a cultura local.

Interior das Capelas levam turista à reflexões

No caso da ‘Rota das Capelas’, além da experiência da proximidade com Deus [que, transcende o conceito de religião], o turista conhece três lindas Capelas. Riqueza pictográfica e fé: alimento para alma e para o corpo, com três refeições – café da manhã, almoço com churrasco e comidas típicas e um café colonial de encerramento.

Em Canoinhas [localizada a 180 quilômetros de Curitiba (PR)], encontram-se culturas de vários países do mundo: alemã, austríaca, ucraniana, polonesa, portuguesa, espanhola e a brasileira, com a miscigenação de povos indígenas e africanos (caboclos).

Grupo de turistas que percorreu a Rota das Capelas, em Canoinhas (SC)
Trilhas têm início ao amanhecer e percorre cenários com imagens ‘de cinema’
Sinalização indica ao turista os pontos a serem visitados

A ‘Rota das Capelas’ está na IGR (Instância de Governança) Caminhos dos Contestado. Os municípios do Planalto Norte Catarinense são o cenário do Tropeirismo e da Guerra do Contestado, região que reflete um mosaico de diferentes culturas, gastronomias e arquiteturas. Paisagens deslumbrantes recortadas por trilhos de trens, ‘testemunhas’ de importantes acontecimentos históricos.

A ‘Rota das Capelas’ foi traçada e instituída pela ACATUR (Associação de Cooperação e Apoio ao Turismo Rural), em 2016,  e, revitalizada e e relançada em 2023, numa parceria com a ACIC (Associação Empresarial de Canoinhas) e o Sebrae-SC.

QUEM É MARCELO TOKARSKI – As visitas são guiadas. E, um dos principais líderes da Rota das Capelas é Marcelo Tokarski, coordenador-responsável pela ‘Rota das Capelas’. Formado em Administração, Comércio Exterior e Turismo, Marcelo é especialista em Planejamento do Turismo e mestrado em Desenvolvimento Regional. Trabalho com hospedagem e é pequeno produtor rural. Na ACATUR, Marcelo é secretário-executivo (voluntário).
Antes de ingressar de cabeça no Turismo, Marcelo foi caixeiro-viajante [representante comercial], lojista, radialista, músico, professor universitário e funcionário público.

Marcelo Tokarski, secretário-executivo da ACATUR, cargo que exerce voluntariamente

Um dos pontos fortes do passeio é a visita no Presépio Animado da Família Friedrich, momento de surpresa e que encanta aos olhos. Cada turista, ao adquirir o pacote do passeio, contribui com valores para a manutenção das capelas e das propriedades.

A ‘Rota das Capelas’, com suas belezas singulares, é ideal para caminhadas na natureza, cavalgadas, eventos e ciclismo; casamento, aniversários, reuniões, festivais de rock e a tradicional Fogueira do Sítio Santa Bárbara.

CONTATOS:
@rotadascapelascanoinhas  (Instagram)
(47) 9 9996-2358 – Marcelo/ACATUR (whatsapp)

Deixe um comentário