COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Queijo D’Alagoa premiado no Mondial
O Queijo D’Alagoa-MG recebeu duas Medalhas de Prata e uma de Bronze na sexta edição do Mondial du Fromage na França, conforme as informações do produtor Osvaldo Filho, que participou do concurso encerrado nesta terça, 12 de setembro. O Queijo Alagoa 1722 e o Queijo Alagoa Fumacê atingiram pontuação para Medalha de Prata e o Queijo Faixa Dourada Medalha de Bronze. Os três queijos são produzidos na Fazenda 2M, pela família e são maturados pelo Osvaldo Filho e sua equipe da Queijo D’Alagoa-MG. Ao todo, foram 81 queijos brasileiros; 41 Bronze, 23 Prata e 17 Ouro. (Jornal Panorama – São Lourenço)
Santo Antônio participou da Conferência
Representantes do Município de Santo Antônio do Aventureiro participaram da Conferência Regional de Assistência Social de 2023, realizada na cidade de Juiz de Fora. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e pelo Conselho Estadual de Assistência Social, e nele foram realizadas palestras, entre estas a que teve por tema “O Suas que temos e o Suas que teremos”, bem como a eleição e votação de delegados que irão participar da Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada entre os dias 3 e 5 de outubro em Belo Horizonte. (Jornal Além Parahyba)
Araguari amplia abastecimento
A Prefeitura de Araguari, através da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) assinou a Ordem de Serviço para fornecimento e instalação de um Reservatório Metálico. A finalidade é ampliar e regularizar o fornecimento de água do município. O reservatório metálico também por chamado de caixa d’água metálica é um equipamento para armazenamento de água, fabricado em chapas de aço carbono e com dimensões, altura, capacidade e espessura elaboradas segundo a necessidade de cada cliente e a quantidade básica de água a ser reservada. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Filarmônica atrai público em Araxá
O som e a sutileza da música clássica foram responsáveis por garantir uma grande presença de público no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), para apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais na última quinta-feira, 7. Mais de 2.000 pessoas acompanharam a passagem da Filarmônica por Araxá. A orquestra trouxe para a cidade repertórios com a mistura de grandes clássicos da música de orquestra e obras do universo popular adaptadas para o estilo musical. O maestro José Soares destaca a receptividade do público de 1.500 pessoas presentes na apresentação principal. (Correio de Araxá – Araxá) https://www.correiodearaxa.com.br/noticia/categoria/2/cidade/link/8424/orquestra-filarmonica-de-minas-gerais-atrai-mais-de-2-000-pessoas-em-araxa
Caratinga paga piso da enfermagem
A Prefeitura de Caratinga encaminhou para a Câmara de Vereadores, projeto de lei que regulamenta a implementação do piso dos cargos públicos de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem. O projeto tem por objetivo autorizar a Prefeitura a transferir para os servidores públicos municipais ocupantes dos cargos públicos de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem, valores recebidos da assistência financeira complementar da União. De acordo com o documento, disponibilizados os recursos financeiros suficientes pela União, o pagamento do piso deve ser proporcional nos casos de carga horária inferior a oito horas por dia e 44 horas semanais. (Diário de Caratinga – Caratinga)
Cia Xadrez Dance é premiada
A Companhia Xadrez Dance participou do Festival Internacional de Dança Cabo Frio – Festintdançacabo, no Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de setembro. O grupo mais uma vez representou a cidade recebendo quatro premiações. A performance da equipe foi destaque neste festival, por apresentar coreografias com alta qualidade técnica e artística, e com temas relevantes. Todo empenho, comprometimento e dedicação ao trabalho realizado pela companhia, vem sendo coroado seguidamente com premiações em todos os eventos que participaram neste ano de 2023. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Justiça determina redução de servidores
A Justiça determinou que a Prefeitura de Pedra do Indaiá reduza em 50% o quadro de servidores temporário e promova concursos públicos para o preenchimento das devidas vagas, entre outras medidas. As informações são do portal Arcos Notícias. A liminar atende a uma Ação Civil Pública do Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Justiça de Santo Antônio do Monte, após a constatação de que a Prefeitura contava com cerca de 100 servidores contratados sem concurso público e cerca de 150 concursados. (Últimas Notícias – Formiga)
Fonte: SINDIJORI MG