O café é um dos produtos mais importantes do Brasil. Cafés especiais de Machado, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama (SP) participam do festival
Teve início sexta-feira, 12/11, e segue até o dia 12 de dezembro, o 3º Festival Café e Cultura de Poços de Caldas. O evento tem como objetivo estimular o consumo de cafés especiais e valorizar os produtores da região. – Cafés de Poços de Caldas, Machado e São Sebastião da Grama (SP) estarão à prova.
O circuito reúne as melhores cafeterias e chocolateria de Poços, com a missão de preparar e servir combos especiais (café + acompanhamento doce ou salgado) com valor máximo de R$ 18,90. Entre os destaques está a utilização dos mais diferentes métodos de preparo, garantindo experiências únicas aos participantes.
Para a Specialty Coffee Association (SCA), café especial é todo o produto que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da Metodologia de Avaliação Sensorial, que inclui atributos como aroma, sabor, acidez, ausência de defeitos, uniformidade, corpo e finalização.
O café é um dos produtos mais ligados à história de Minas Gerais e é apontado no ‘Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira’ como um dos itens tipicamente mineiros. Não é à toa que Minas é o estado maior produtor de café do Brasil e, segundo dados do setor, os produtores mineiros respondem por cerca de 53% da produção nacional e são as principais fontes de cafés especiais do mundo.
Em 1928, Machado recebeu, na Colômbia, o primeiro título internacional de Qualidade de Café.
O Festival Café & Cultura tem o apoio oficial da Confraria do Café do Sul de Minas, grupo de mulheres criado em 2012 com o objetivo de experimentar cafés de qualidade, promover harmonizações e ampliar a divulgação do processo de produção do café especial.
Os organizadores do evento são Juliano Silva e Siomara Bonafé.
Foto: Festival Café & Cultura