Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Ministério da Agricultura atualiza preços mínimos para a Safra 2023/24

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou os preços mínimos para a safra de verão e culturas regionais de 2023/24. Os novos valores foram estabelecidos pela Portaria N°612 do Mapa e seguem as diretrizes do Conselho Monetário Nacional (CMN), com base nas propostas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A Conab considera diversos fatores na elaboração das propostas, como os custos variáveis de produção e as condições do mercado. As alterações nos preços mínimos variam de -9,38% (no caso do sorgo em Rondônia) a 45,92% (para a saca de 60 Kg de milho nos estados do Pará, Acre, Amazonas, Amapá e Roraima, bem como para o sorgo no Pará).

A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) desempenha um papel fundamental ao proporcionar aos produtores rurais uma remuneração mínima e estabilizar suas rendas.

Além disso, a política contribui para manter o abastecimento nacional consistente, incentivando os agricultores a continuarem produzindo. Em caso de preços de mercado inferiores aos mínimos estabelecidos, o governo, por meio da Conab, intervém para garantir uma remuneração mínima aos produtores e estimular ajustes nos preços de mercado.

Aqui a portaria na íntegra com os preços nacionais.

Fonte: Pensar Agro

Deixe um comentário

0/100