COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Lúpulo mineiro quer ganhar o País
O mercado crescente das cervejas artesanais em Minas Gerais está estimulando toda a cadeia produtiva. No Estado, que tem produções tradicionais como o café e os queijos, uma nova cultura vem ganhando espaço. Com clima e solo favoráveis, a produção de lúpulo já é uma realidade e as estimativas são muito favoráveis. Com estudos e desenvolvimento de tecnologias próprias, a Mundo Hop, em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai produzir, em 2023, 15 toneladas de lúpulo, colhidas de 10 mil plantas. Para o ano que vem, a área em produção será mais que dobrada. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/lupulo-mineiro-a-caminho-de-ganhar-o-pais/
Ex-vereador de Paracatu é condenado
Mais um ex-vereador de Paracatu foi condenado por improbidade administrativa em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A condenação é decorrente de irregularidades na utilização da verba de gabinete oferecida pela Câmara Municipal entre 2013 e 2016, identificadas durante investigações da operação Templo de Ceres. Entre outras penas, ele terá que fazer o ressarcimento integral do dano, no valor de R$ 166.082,35; e pagamento de multa civil no mesmo valor, com as devidas atualizações. (Folha Patense)
Espera Feliz tem 3 condenados
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) conseguiu na Justiça a condenação de três ex-vereadores de Espera Feliz por improbidade administrativa. Eles foram acusados pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Espera Feliz de receberem, entre 2013 e 2016, diárias de viagem irregularmente, gerando danos aos cofres públicos e obtendo enriquecimento ilícito. O ex-presidente da Câmara Municipal, gestão 2015-2016, recebeu a maior sanção, sendo condenado a ressarcir aos cofres públicos, com juros e correção monetária, a quantia de R$ 61.307,94. (Diário de Manhuaçu)
Realizada 1ª Conferência de Cultura
Com o objetivo de promover a discussão entre o poder público e a comunidade sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura, foi realizada nesta quarta-feira, dia 30, a primeira Conferência Municipal de Cultura em Formiga. O evento ocorreu no auditório do Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem) e reuniu representantes de todos os segmentos culturais da cidade. Conforme contou o secretário municipal de Cultura, Alex Arouca, a conferência foi muito boa e rica em discussões. “Agora, vamos produzir um esboço do Plano Municipal de Cultura e passá-lo aos conselhos de Cultura e Patrimônio e também ao prefeito Eugênio Vilela”. (O Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/realizada-1a-conferencia-municipal-de-cultura
PBH e Embratur se unem pelo turismo
Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte se reuniram com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na semana que passou, em Brasília, para tratar do destino e das experiências turísticas de Belo Horizonte, pensando na promoção da gastronomia, cultura e turismo da cidade para o exterior. Para Freixo, Belo Horizonte possui diversos elementos de grande potencial para a promoção no mercado internacional. Entre os fatores citados estão a gastronomia, a cultura e o carnaval. “A gastronomia mineira é espetacular. Belo Horizonte reúne toda a gastronomia de Minas Gerais e o mundo precisa conhecer e degustar esses sabores que só tem lá”, comento o presidente da Embratur. (MG Turismo – Belo Horizonte)
Operação contra Violência Doméstica
Em um esforço conjunto, a Polícia Militar de Ituiutaba e a Polícia Civil, em parceria com o projeto Câmara no Bairro, lançaram a operação “Comunidade Tijucana Mobilizada contra a Violência Doméstica”. Esta iniciativa tem como objetivo primordial combater a violência contra as mulheres na cidade da Tijuca e promover a conscientização sobre essa questão crítica. O evento de lançamento da operação reuniu uma série de autoridades, representantes da comunidade civil organizada, vereadores e vereadoras, membros do poder executivo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselheiras tutelares. (Gazeta do Pontal – Ituiutaba)
Fonte: SINDIJORI MG