O turismo como negócio em constante crescimento envolveu os debates no primeiro dia do Meeting Festuris, na 34ª Feira Internacional do Turismo de Gramado, no Serra Park. Na manhã de sexta-feira, dia 04, os painelistas ressaltaram a importância da sustentabilidade, luxo, tecnologia e hospitalidade.
A série de painéis foi aberta pelo secretário estadual do Turismo, Raphael Ayub, que ressaltou os esforços do Governo do Estado na infraestrutura dos municípios e no apoio aos eventos. “Estamos mapeando o setor para identificar tendências e contribuir com informações para a definição de políticas públicas para o turismo”, afirmou ele, destacando que este trabalho deve ajudar a iniciativa privada e os municípios gaúchos.
Eduardo Bernardes Neto, vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol, falou sobre Agilidade e estratégia no mundo 4.0. “A empresa nasceu há 21 anos sendo um case de inovação e disrupção”, afirmou ele, acrescentando que as viagens têm o poder de transformar as pessoas.
Tarcísio Gargioni, conselheiro de Administração IBGC, fez um relato sobre o surgimento da companhia aérea Gol que ocorreu em 26 semanas. “Foi resultado de criatividade e agilidade”, afirmou ele, acre sentando que o desafio foi popularizar o transporte aérea com redução de custos.
O empresário Clovis Tramontina apresentou detalhes do livro Clovis Tramontina: paixão, força e Coragem, em que registra a sua trajetória dentro da empresa fundada pelo avô que produzia canivetes em Santa Bárbara do Sul e transferiu-se para Carlos Barbosa, também no Rio Grande do Sul, em 1911, vislumbrando os benefícios comerciais que teria com a chegada do trem naquela cidade. “Sempre seguimos valores como satisfação dos clientes, transparência, valorização das pessoas, trabalho e devoção”, frisou.
O desenvolvimento de vendas da TAP no Brasil foi o tema do painel de Carlos Antunes, diretor Brasil/South America at TAP Air Portugal. Ele enumerou os investimentos que a empresa está fazendo no Brasil, com voos diretos para o país europeu. “Somos a porta de entrada para mais de 90 destinos”, afirmou ele, destacando que não são somente as capitais europeias, mas também cidades secundárias de expressão naquele continente.
O Turismo de Luxo no Brasil foi abordado por Guilherme Paulus, fundador da CVC e da GJP Hotels & Resorts. Ele apresentou o Castelo Saint Andrews, empreendimento de luxo em Gramado. Ele frisou que além de hospedagem, são oferecidas experiências. “Luxo é bem estar, exclusividade e arte da excelência”, afirmou.
Maribel Silva, diretora Comercial e Marketing da Calçados Beira Rio falou sobre Design com propósito de servir com excelência – Os grandes ensinamentos e inspirações que o mercado pode trazer para o turismo. Um dos pilares do negócio, segundo ela, é compatibilizar moda com sustentabilidade. “Temos que ter sintonia e foco nas expectativas dos consumidores. O turismo é moda em movimento”.
ECONOMIA DO TURISMO – um futuro melhor foi apresentado por André Meyer Coelho, coordenador de MBA e Gerente de Projetos da FGV Projetos, integrante do Núcleo de Turismo da FGV. Uma pesquisa, segundo ele, considerou importante os processos dentro de um negócio. “Mas não é processo relacionado a tecnologia. “Tem que considerar outros aspectos como background do negócio e como se colocar na internet”, exemplificou.
Confira a programação deste sábado:
SÁBADO – 5 DE NOVEMBRO
09h – A transformação através das pessoas Fábio Mader – Diretor Executivo de Sourcing – CVC-Corp
09h25 – Grife Gramado – A força da marca que impulsiona o desenvolvimento Rosa Helena Volk – Presidente da Gramadotur
09h50 – Uma hotelaria mais sustentável e humana Gonçalo Rebelo de Almeida – Administrador/Board Member Vila Galé Hotéis
10h15 – Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso Martha Medeiros – Empresária e Estilista
10h45 – Turismo da Tecnologia e da Inovação – as oportunidades que o mercado ainda não percebeu
Ricardo Fantinelli – coordenador do ÁGORA TECH PARK de Joinville, com sede no maior parque de inovação da América do Sul.
11h10 – Finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo Fabrizio Gueratto – Especialista em investimentos
11h35 – Acessibilidade e inclusão – desafios fundamentais do turismo para acolher a diversidade humana Lelei Teixeira – Jornalista e Escritora
Sobre o Festuris
O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.
O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, co-patrocínio Banrisul, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e o país convidado é Argentina. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com