COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Feconex atrai 20 mil pessoas
Ao final da segunda edição da Feira da Conexão entre Indústria, Comércio e Serviços de Sete Lagoas (Feconex), a repercussão e os números finais do evento comprovam seu sucesso: em quatro dias de evento foram 20 mil pessoas circulando pela estrutura montada no estacionamento da Arena do Jacaré, com uma média de cinco mil pessoas por dia, de forma rotativa, na promoção que já faz parte do calendário sete-lagoano. “Conseguimos tirar do papel o projeto e a classe política, entidades de classe, sociedade civil, entenderam o tamanho desse evento e as perspectivas que ele cria para a cidade e região”, comentou Klaus Chaves, um dos produtores do evento. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)
Descentralização do atendimento discutida
A necessidade da ampliação da capacidade de atendimento para casos de emergência e de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema de uma audiência pública realizada em Uberlândia. A iniciativa faz parte de uma investigação que apura problemas enfrentados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, entre eles a superlotação, a falta de insumos e materiais, atrasos e cancelamentos de cirurgias e insuficiência de leitos e de profissionais especializados. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Uberaba ajusta plano cultural
A IV Conferência Municipal de Cultura de Uberaba acontecerá entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, voltada para agentes e gestores culturais. O Ministério da Cultura instituiu que todos os entes recebedores deverão estar com os Sistemas Municipais de Cultura em funcionamento para terem acesso à Política Nacional Aldir Blanc II. Embora o município de Uberaba já tenha realizado sua Conferência Municipal de Cultura em 2021, para atender às novas regras e cientes de que precisa do ajuste do Plano Municipal de Cultura à temática da 4ª CNC, a cidade realizará um complemento à conferência anterior para serem discutidos e revistos alguns pontos do Plano Municipal de Cultura vigente. (Jornal de Uberaba – Uberaba)
JF Wine Festival até sábado
A temperatura até amenizou durante a semana. Esse clima (praticamente) serrano, para muitos, logo sugere abrir um vinho à noite, principalmente os tintos. E é esse, pois, o clima ideal para a realização do JF Wine Festival, que começou nesta terça-feira (29), e segue até sábado (2), com programação extensa que se concentra no Trade Hotel, além de jantares em diversos restaurantes da cidade. Esta é a primeira vez que a cidade recebe um evento sobre a bebida como esse. O sommelier Marcelo Sepúlveda identifica que Juiz de Fora é um lugar com potência gastronômica e que se mostra ideal para receber esse tipo de atividade, que traz o vinho como assunto principal.(Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/29-08-2023/jf-wine-festival.html
Calçadas de Poços são revitalizadas
A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, iniciou nesta segunda-feira, 28, a execução do projeto de revitalização das calçadas na área central do município, que totalizam pouco mais de 8 mil m². O trecho selecionado para o início das melhorias foi entre as ruas Prefeito Chagas e Junqueiras. Neste primeiro momento o local já foi isolado, para as demolições necessárias e remoção do material utilizado e já com a execução da base para revestimento do novo material de acabamento. (Mantiqueira Online – Poços de Caldas)
Ouro Preto recebeu Congresso da Magistratura
Com o tema “A Magistratura Mineira em seu Sesquicentenário: sua Histórica Missão de Pacificação e Evolução Social”, o 2° Congresso da Magistratura Mineira aconteceu em Ouro Preto durante o último fim de semana e reuniu cerca de 400 magistrados do estado. Nos três dias de evento, os participantes puderam assistir palestras e participar de discussões como a importância da igualdade de raça e gênero nos poderes brasileiros. Uma das palestrantes foi a ministra Edilene Lôbo, que é a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no Tribunal Superior Eleitoral. Com o tema “Direito Eleitoral Antidiscriminatório – Integridade da Democracia Representativa”, ela falou sobre a importância do país ter uma maior participação feminina na política, especialmente de mulheres negras. (O Liberal – Ouro Preto)
Fonte: SINDIJORI MG