Fama celebrou 73 anos e retoma atividades turísticas
No entorno de uma capela, nas terras do Capitão Tomás Alves de Figueiredo, surgiu a ‘Vila da Fama’
Dia 19 de março de 2022, o Município de Fama, às margens do Lago de Furnas, celebrou 73 anos de emancipação. Com história ligada às águas e à navegação, Vila da Fama surgiu no entorno de uma capela e às margens do Rio Sapucaí, onde um porto fluvial ligava o Arraial de Nossa Senhora D’ Ajuda das Três Pontas e do Arraial de Nossa Senhora das Dores e São José de Alfenas.
O primeiro registro do local tinha por nome “Porto Vila da Fome”. Mas, o vilarejo localizado nas terras do Capitão Tomás Alves de Figueiredo, que, em 1837, doou uma área de meio alqueire para constituir uma capela, mudou de nome. Depois de muitas benfeitorias feitas pelo Capitão Tomás e seus genros Amâncio da Silva Lemes (banqueiro) e Olinto Pereira de Magalhães, e o Major José Inácio de Paiva Tavares, a “fome” deu lugar à ‘Vila da Fama’.
O represamento das águas de vários rios, incluindo o Grande e o Rio Machado, deram origem ao Lago de Furnas, no início dos anos de 1960. Mas, em 1892, a navegação na região de Fama era feita com barcos a vapor que saíam as segundas e quintas-feiras para o porto de ‘Carrito’, localizado em Carmo do Rio Claro. Os barcos subiam pelos portos de Amoras, Campo Verde, Barranco Alto, Azevedo, Correnteza, Águas Verdes, Santa Rosa, Porto Ponte (em Itaci), Tromba e Cerrito.
Em 1900 foi fundada a “Companhia de Navegação Fluvial do Rio Sapucaí”, pelo ministro Manuel Buarque de Macedo. Entre 1924 e 1925, duas Viações atuavam no entorno de Fama: a “Rede de Viação Sul-Mineira” e a “Viação Fluvial Rio Sapucaí”. Além dessas duas Companhias que prestavam serviços, outra também tem seu nome nos registros históricos: “Linha Fluvial do Governo do Estado”.
Com o crescimento demográfico, em 1° de maio de 1896 foi inaugurada a Estação Ferroviária de Fama, que integrava a Estrada de Ferro Muzambinho; depois, Rede Sul Mineira.
Com o surgimento do Lago de Furnas, tudo ficou submerso. Inclusive a cidade antiga.
ONDE COMER:
Bar da Rita.
De frente para a represa de Furnas. Centro da cidade.
ONDE FICAR:
Pousada Recanto das Águas. Rua Carlos Gomes, 120. Centro. De frente para o Lago de Furnas.
E, AINDA:
Hotel Náutico Fama
Praça Juscelino Kubitschek, R. São Pedro, n° 06.
Bistrô di Barro
Pizzaria & Bar
SUA AGENDA:
5ª MOSTRA DE CINEMA DE FAMA. Entre os dias 06 a 09 outubro de 2022.
Serão realizadas cinco mostras, entre elas a Fama, uma mostra competitiva de filmes em curta-metragem.
As outras quatro mostras, de caráter não competitivo, exibirão curtas metragens selecionados: “Novas Telas”, “Minas”, “Faminha” e “ Internacional”. Estão com inscrições aberturas!
A mostra também contará com painéis, shows e debates. As inscrições de filmes para a competição e para todas as atividades paralelas.
O QUE VISITAR:
CASA DO ARTESÃO
Reúne artesanato local e regional do Lago de Furnas. Entalhe em madeira, peixes, tabuas personalizadas, carros de boi, palha, pinturas em lata, pinturas em tela, tecido, bordados, cabaças, doces, compostas, geleias e conservas.
Matriz Sagrado Coração de Jesus
Paróquia foi criada pelo Bispo Dom Hugo, em 08 de dezembro de 1948. A atual paróquia foi desmembrada das paroquias de Paraguaçu e Alfenas.
A Igreja resistiu ao Lago de Furnas quando foi formado, em 1962 e não foi coberta por suas águas. Possui em seu interior uma imagem centenária de São José , do menino Jesus e de Nossa Senhora das Graças, além de belos vitrais.