Abertura será com o Grupo Guaimbê, mistura de ritmos entre músicos baiano, carioca, paulista e goiano que garante referências dos ritmos nordestinos, do Choro e do Jazz
O projeto Composição Ferroviária, que alegra as manhãs de domingo com grandes nomes da música brasileira, chega a sua 45ª edição. Nove delas foram realizadas por meios digitais, levando arte e cultura para as pessoas nos tempos de isolamento imposto pela pandemia. Outras 31 edições aconteceram em Poços de Caldas. As cidades de Itaúna e São Lourenço também fazem parte do circuito e, neste ano, Pouso Alegre também integrará o roteiro.
E para por o trem nos trilhos em 2022 o projeto traz a cantora Fabiana Cozza, neste próximo domingo, dia 27, às 10 horas. A abertura será do Grupo Guaimbê, composto por artistas locais. A apresentação será, como na última edição, na Praça do Imigrante, ao lado da Estação Ferroviária.
QUEM É FABIANA COZZA
Fabiana Cozza tem sido anunciada por críticos e público como uma intérprete de destaque na música brasileira. Venceu duas edições do Prêmio da Música Brasileira. Apresentou-se em Israel, Alemanha, França, Canadá, EUA, Bulgária, Chile, Espanha, Portugal, Suécia, Cuba, Moçambique e Cabo Verde. É constantemente convidada para workshops, simpósios e projetos sobre voz, cultura afro-brasileira e empreendedorismo negro.
Para Poços de Caldas, Fabiana traz o show de seu oitavo álbum, “Dos Santos”, seu trabalho de estreia como compositora. O repertório inédito é dedicado ao universo cultural das religiões de matriz afro-indígena brasileira. “O trabalho é uma defesa – musical, política, cidadã – do que destaco como cultura matricial, lugar de berço, do muito produzido e estruturado no Brasil”, afirma.
GRUPO GUAIMBÊ
A abertura, sempre muito esperada pelo público, será do Grupo Guaimbê, nascido durante a pandemia pela iniciativa dos artistas Aluísio Cavalcante, Flávio Danza, Leo Brasileiro e Rodrigo Mendonça – um baiano, um carioca, outro paulista e outro goiano – o que garante as referências dos ritmos nordestinos, do Choro e do Jazz nesta mistura.
Premiado pelo Prêmio da Música das Minas Gerais, Festival de Música de Cruzília e semifinalistas do Festival da Rádio MEC e Festival Canto Aberto, o grupo lançou, em 2022, seu primeiro EP, Mar de Algaroba, que traz todos estes bons resultados alcançados durante este tempo de convivência.
O PROJETO
O projeto Composição Ferroviária é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. É patrocinado pelo DME e Hipermercado Baronesa e tem apoio cultural das Secretarias de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Hotel Ibis, Cristais Cá D’oro e Restaurante Lei Seca.
SERVIÇO:
Composição Ferroviária apresenta Fabiana Cozza
Com abertura do Grupo Guaimbê
Quando: 27 de março – domingo – 10 horas
Onde: Praça do Imigrante (ao lado da Estação Mogyana/Fepasa)