Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Em Mariana, ‘Iron Biker 2021’ marca retorno do turismo

Turismo de aventura e turismo religioso são os grandes atrativos de Mariana, primeira Capital de Minas Gerais

A 28ª edição da maior prova de Mountain Bike da América Latina, o ‘Iron Biker Brasil’, acontece nos dias 13 e 14 de novembro, em Mariana. Diferente dos últimos anos, em 2021 o ‘Iron Biker’ vai ser realizado na Praça da Sé, onde os atletas partirão rumo aos distritos do município, passando por trilhas desafiadoras, altimetrias de tirar o fôlego, subidas e descidas bem definidas para testar a habilidade e a resistência dos competidores nos mais de 160 quilômetros de percurso.

Mas não é só o local de largada que sofreu mudanças, devido à pandemia: o evento e as regras da competição também sofreram algumas alterações.

Lucas Fonda, organizador do ‘Iron Biker’, explica que a parte de entretenimento do evento precisou ser cortada para evitar aglomerações. “Nós vamos fazer um evento um pouco diferente; não haverá shows ao vivo e a venda de bebidas alcoólicas não vai acontecer para evitar as aglomerações. Será uma competição técnica, sem perder o charme e a alegria do Iron Biker”, informou Lucas Fonda.

Além disso, para participar da competição, os atletas deverão apresentar o teste negativo para a COVID-19 e seguir medidas sanitárias, como o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e manter distanciamento.

O ‘Iron Biker 2021’ promete vir com uma prova repleta de desafios. “É com muita alegria que a gente se prepara para esse retorno depois de quase dois anos sem a realização da competição. Estamos com um evento tecnicamente muito especial para esse ano. Há previsão de chuva, portanto, deverá ser uma prova desafiadora. Por isso, os atletas podem esperar uma competição de muita superação”, disse Lucas.

Iron Biker, prova que ocorre nas montanhas de Mariana (MG)

FOMENTO À ECONOMIA – Além de ser uma das competições esportivas mais importantes do Brasil, sediar a prova também traz benefícios econômicos para Mariana. Os participantes da competição, os atletas e familiares têm a oportunidade de conhecer melhor um dos maiores patrimônios históricos de Minas Gerais e de usufruir de restaurantes e de hotéis da cidade.

Com uma média anual de 2 mil atletas inscritos e, considerando 3,6 acompanhantes por atleta, o evento injeta aproximadamente R$ 8 milhões na economia local. E, vai além: o ‘Iron Biker’ tem retorno midiático avaliado em mais de R$ 5 milhões, por evento realizado.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana, Amarildo de Souza, o evento esportivo atrai turistas, aumentando a movimentação da economia. “O Iron Biker é uma prova que fortalece a economia, com a lotação dos hotéis e das pousadas da cidade. Movimenta a rede alimentícia como restaurantes, padarias e lanchonetes”, disse.

Os números do ‘Iron Biker Brasil’ confirmam a capacidade do evento em fomentar a economia, o turismo e a divulgação de Mariana em níveis nacional e internacional.

Jornal O Liberal - Direção: Paula Karacy
Textos: Karina Peres
Fotos: Samuel Consentino

Deixe um comentário