Dia 09/11 foi de muita comemoração para a hotelaria catarinense. O Dia do Hoteleiro marca e reconhece o valor do trabalho que cada profissional da hotelaria realiza para que as pessoas desfrutem de experiências memoráveis em suas viagens.
Em Santa Catarina, o palco dessa grande festa foi o Hotel Sibara SPA & Convenções, em Balneário Camboriú, que contou com uma ampla programação e a presença de diversas autoridades, hoteleiros, fornecedores da cadeia produtiva, imprensa, representantes do trade turístico e convidados especiais. Tudo organizado pela ABIH-SC e com o patrocínio de Altenburg, APP Sistemas, Colau Química, Consumo Light, Desbravador, Grow, Harus, Jolimont, Lavasul, Liaz, Ludfor, Realgems, RenTV, Tomberlin, Totvs, UPS Brasil e Vektor.
Já na recepção os convidados puderam degustar produtos e canapés feitos à base de queijo de castanhas e de amêndoas da Liaz, além de espumantes e vinhos da Jolimont. Para os que apreciavam um bom chá, o Spa B.Well oferecia um ambiente aconchegante. Tudo preparado para gerar conexões e um ambiente de comemoração e bem-estar.
Autoridades prestigiaram a hotelaria catarinense
Em seu pronunciamento, Rui Schürmann, diretor-presidente da ABIH-SC, e anfitrião do evento, agradeceu aos ressaltou que o momento era de comemoração, mas não deixou de destacar pontos de vital importância para o setor. Rui falou sobre os benefícios do PERSE, que segue até 2027, e reforçou o conselho de Chieko Aoki, “Todo centavo que economizarem não pagando impostos no PERSE, utilizem para investirem em seus empreendimentos”. E complementou. “Invistam em equipamentos e serviços para que vocês possam se posicionar no mercado de forma diferenciada”.
O hoteleiro destacou ainda a aprovação da nova legislação tributária que na liderança do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, que lutou fortemente para conseguir manter algumas concessões para a hotelaria, entre elas a inclusão no regime diferenciado que vai fazer muita diferença quando entrar em vigor. “Ainda temos uma longa luta. Estamos trabalhando nisso com articulações políticas, e essa união e associativismo mostra a força de toda nossa categoria”. Ao concluir o discurso, Rui agradeceu a presença de todos. “Hoje é um dia festivo, alegre e um momento para trocar ideias. Agradeço a presença de cada um e desejo um ótimo evento a todos”.
O secretário estadual de turismo, Evandro Neiva, que participou do evento representando o governador Jorginho Mello, também deixou sua mensagem de apoio a toda hotelaria catarinense, reforçando o importante papel do setor no turismo do Estado. “Nós temos que ouvir mais, nós temos que estar mais alinhados, porque vocês estão na ponta. Vocês recebem o nosso maior ativo, que são os turistas. O turismo é feito por pessoas, para as pessoas, isso nunca vai deixar de existir. Então a hotelaria, o setor hoteleiro, ele realmente é um elo nessa engrenagem importantíssimo para que a gente possa evoluir cada vez mais”.
Ele finalizou seu discurso parabenizando a resiliência e paixão do setor e já confirmando a presença da secretaria no Encatho 2024. “Eu vim aqui para dar um feliz dia do hoteleiro em nome do governador Jorginho Mello, dizer que nós estamos disponíveis. Que vocês realmente hoje têm uma Secretaria que representa o setor de vocês. Quero também já confirmar a participação no Encatho 2024. Acho que é um evento importantíssimo para o setor, nós temos que estar mais presentes e usar esse evento como um braço da Secretaria para que a gente possa trocar informações com o trade turístico. Muito obrigado”.
Vendas & Marketing na hotelaria em destaque na programação
O hoteleiro Beto Caputo, da administradora de hotéis Átrio Brasil, trouxe um panorama geral de mercado e previsões para 2024. Segundo ele, o verão de 23/24 será ligeiramente mais alto que 22/23. “Pelas análises que tenho acompanhado de buscas por vôos e hotéis, teremos um pequeno crescimento. Não esperem que seja um boom como foi no início desse ano, que crescemos 15%, mas teremos uma boa temporada”. Entre as dicas principais, para os hotéis aproveitarem os picos de alta demanda, ter acordos dinâmicos para reduzir gaps entre diárias públicas e corporativas e um destaque especial para os hotéis do futuro: customização de experiências e práticas sustentáveis.
Segundo Caputo, o novo normal é “Ao entrar no hotel, a equipe irá cumprimentá-lo pelo nome, conhecer suas preferências de viagem e antecipar suas necessidades. Quase todos os aspectos da sua estadia serão personalizados de acordo com o seu gosto. Para todas as marcas hoteleiras líderes, o bem-estar dos hóspedes e dos funcionários – e a saúde do planeta – serão as principais prioridades. Bem-vindo ao próximo normal da indústria hoteleira”.
ONDE INVESTIR? – Entre as tendências bem inclusive o Tik Tok. Nos dados apresentados, 34% das viagens foram influenciadas pela plataforma em 2022. Falou sobre os segmentos, os canais e tipos de viajantes, além de destacar 4 pontos importante quando o assunto é Marketing e Vendas. “BI – Business Intelligence, para apoio na domada de decisões e confiabilidade das informações; RMS -Revenue Management System, gerenciamento de receitas bem-sucedidas incluem preços dinâmicos, segmentação de mercado e gerenciamento de canais; CRM-Customer Relationship Management, para melhor gestão da carteira de clientes, controle e identificação das prospecções e prioridades, campanhas de marketing personalizadas e análise de dados; Ominichannel – centralização de canais para controle da comunicação e distribuição para central de atendimento e vendas”.
Por fim, Beto Caputo resumiu o conteúdo falando ao hoteleiro para estar em todas as prateleiras, vender experiência e não produto, aprofundar relacionamento com clientes, focar na personalização com canais muito personalizados para os clientes que conhecem e grupos de afinidades para clientes não conhecidos e, é claro, cuidar do planeta.