Durante a 34ª edição da Encatho & Exprotel, em Florianópolis (SC), o palestrante Tiago Savi Mondo buscou apresentar a importância da gestão da qualidade dentro da gestão hoteleira com foco na performance do hotel. A gestão da qualidade é aquela ação do gestor para manter ou melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. “Existe todo um ferramental administrativo para alcançar isso”, disse Tiago.
Segundo ele, ainda é raro ver os hotéis com setor de gestão de qualidade, mas é cada vez mais importante que os mesmos se atentem para essas estratégias de manter ou melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Na palestra, o especialista apresentou três caminhos possíveis: o primeiro, da eficiência operacional, que depende totalmente da gestão, de melhorar a operação, melhorar os procedimentos e de reduzir custos.
O segundo, do auxílio das estratégias de RM, de flutuação de preço. “Como a gestão de qualidade, como a análise de mercado e da percepção do cliente podem auxiliar nesse diagnóstico de mercado que o RM vai fazer e aí flutuar tarifa, principalmente, também identificando a concorrência, se ela está melhor ou pior no quesito da qualidade e a partir daí é mais uma informação que será levada em conta na tomada decisão da RM”, explicou Savi Mondo.
O terceiro caminho citado pelo palestrante é a influência na decisão de compra de novos hóspedes. “Como está a qualidade do empreendimento e a reputação online na percepção do hóspede, em muitos casos, vai comentar na internet positivamente ou negativamente. E Como que esses comentários vão influenciar na captação de novos hóspedes para o meu empreendimento. Então, tudo isso passa pela gestão da qualidade”, disse o especialista.
Por último, Tiago Savi Mondo falou sobre a ferramenta Torqual, criada por ele no doutorado. “É uma ferramenta de gestão da qualidade hoteleira que tem 16 categorias, 100 indicadores e o gestor tem um ferramental mais prático para trabalhar a gestão da qualidade no hotel”. Segundo, ele, é uma ferramenta administrativa, que tem consultoria, mas o gestor pode fazer a certificação dessa ferramenta, e o curso é de um dia, no dia 21 de outubro e associados da ABIHSC tem desconto. “O gestor se certifica nessa ferramenta e tem a possibilidade de implementar no empreendimento que está trabalhando”.
Para os associados da ABIH-SC o palestrante está oferecendo um desconto especial para quem deseja fazer a certificação Tourqual, Excelência em Serviços Turísticos. Os descontos podem chegar a 30%, respeitando a data limite de inscrição. Informações no site certificatourqual.com.br