Processo completo da vacina e o exame PCR realizado 72 horas antes da entrada no país não exigirão quarentena
Após quase dois anos de fortes restrições para a entrada de estrangeiros, o Uruguai está reabrindo a partir desta segunda-feira (1º) as suas fronteiras para o turismo internacional. Em paralelo a essa medida adotada pelo governo uruguaio, o destino também passa a investir com força na promoção turística. Uma das primeiras ações é a participação do país no Festuris, uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina, que acontece nesta semana em Gramado/RS.
O Ministério do Turismo do Uruguai fará o lançamento oficial do Destino Binacional Rivera (ROU) e Santana do Livramento (BR) e a apresentação do Destino Colonia com a presença de Tabaré Vieira. As atividades acontecem no dia 5, a partir das 17 horas, na sala de Imprensa no Serra Park.
O Uruguai estabeleceu um processo de abertura de fronteira que começou em 1º de setembro, permitindo a entrada de proprietários estrangeiros sob certas condições e atendimento a determinados protocolos de saúde. Muitos estrangeiros, principalmente de países vizinhos, já ingressaram em solo uruguaio neste período. Processo este que passa a ser ampliado com a reabertura total confirmada a partir do início de novembro.
Alguns critérios continuam valendo para entrar no país. Conforme o Ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, a vacinação completa será exigida de acordo com o tipo de vacina e deverá ser válida por no máximo nove meses, além de uma PCR com 72 horas de validade no momento da entrada ao país. Ou seja, o processo completo da vacina e o PCR não exigirão quarentena. Os menores de 18 anos que não forem vacinados também deverão fazer o teste de PCR, mas não precisarão apresentar o certificado de vacinação.
O Ministério atua em todo o território nacional por meio de cinco regiões e cada uma delas oferece produtos turísticos que estão sendo contratados para a temporada. Vem sendo realizado um trabalho conjunto entre o governo federal, com as suas equipas técnicas, em conjunto com os governos departamentais e municipais, com as Câmaras de Turismo e as diferentes associações que representam o setor privado – todos fundamentais para o desenvolvimento turístico e a saída desta longa crise causada pela pandemia.
“Eu diria que o fundamental é a abertura das fronteiras neste dia primeiro de novembro. Embora já houvesse muito interesse por meio de ligações, consultas e até algumas reservas para o final do ano, entendemos que os turistas da região aguardavam a confirmação da abertura das fronteiras e, principalmente, o que estará no protocolo específico de saúde. Então é assim que faremos a retomada do turismo no Uruguai nesta temporada”, projeta Viera.
Para recuperar os prejuízos obtidos com as fronteiras fechadas, o investimento em promoção turística é uma das prioridades do governo uruguaio. Diante disso, o Uruguai estará com estande próprio no 33ª edição do Festuris, promovendo seus destinos e atrativos turísticos na feira de negócios. Além dos vizinhos uruguaios, mais de 20 marcas internacionais estarão representadas no evento que acontece de 4 a 7 de novembro.
Sobre o Festuris
Tendo como Estado e Cidade anfitriões o Rio Grande do Sul e Gramado, respectivamente, neste ano, o Festuris acontece de 4 a 7 de novembro, no Serra Park, e conta com a Rede Laghetto como hotelaria oficial, Gramado Receptivo como agência oficial, Azul e Gol são as companhias aéreas oficiais, a Brocker é o transporte vip oficial, a Planalto é o transporte terrestre oficial, Prudent e a Transul são parceiros de Biossegurança. O Festuris tem o patrocínio do Ministério do Turismo, CNC, Latam, Corsan, Sulgás, Sebrae e apoio do BRDE e Embratur.
Em 2020 o Festuris Gramado foi a primeira feira de negócios de turismo da América Latina a ocorrer de maneira presencial, desde o início da pandemia da Covid-19. Foram 5 mil inscritos, 6 mil reuniões de negócios através do aplicativo, 1,5 mil marcas em exposição em 25 mil m² de área.
# Mais informações sobre a 33ª edição acesse: festurisgramado.com