Irreverência carnavalesca começa dia 17, na Praça Pedro Sanches, centro da cidade
Com muita irreverência, sátiras políticas, críticas sociais e ‘gritos’ por respeito à diversidade, ao público LGBTQI+ e às mulheres, centenas de pessoas que compõem diversos blocos caricatos de Poços de Caldas irão às ruas.
Atualmente, o maior bloco da cidade é o River Bloco. Festeiro, desfilou pela primeira vez em 2016 e foi ganhando cada vez mais foliões, identificados pelo abadá vermelho e branco e pela mascote que parece uma doninha.
Outro bloco popular é o da ‘Tine e das Fridas’, que levanta as bandeiras do feminismo e da diversidade. O último desfile, no carnaval de 2020, teve presença de centenas de pessoas fantasiadas carregando cartazes contra o preconceito e a opressão.
O Bloco do Eurico é acompanhado por uma ‘ambulância’ e promete muitas cores, alegria e música. Com o tema “O mico mais charmoso de Poços volta para desfilar e alegrar… tempos coloridos vem aí”!
Há também blocos de hotéis, como o ‘Folia Nacional Inn’; e, os formados unicamente por turistas, como o ‘Viajando na Folia’, com hóspedes de estabelecimentos da rede hoteleira. Entre os botequeiros está o Bloco do Ronaldo, que representa o bar homônimo. Assim como o River e o Folia Nacional, que fornecem kit com camiseta e outros itens.
Um dos destaques deste ano é o Grupo de Afoxé Memórias da Resistência, uma iniciativa dos moradores do bairro Cascatinha, que tem o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira. Entre os estreantes está o bloco ‘Vejo Flores em Você’, que vai homenagear Dorcas da Costa Francisco Jerônimo, moradora de Poços que lutou contra o câncer de mama.
Um bloco que promete chamar bastante a atenção é o “Gigantes da Casa dos Bonecos”. Cerca de 80 integrantes vão desfilar pelo centro de Poços fantasiados como bonecos, passarinhos e anjos gigantes, acompanhados pela banda Maracatu Congo de Ouro.
Haverá desfile nos quatro dias de Carnaval. A concentração ocorre no Coreto da Praça Pedro Sanches, com trajeto pela avenida Francisco Salles, seguindo pela rua Assis Figueiredo. A dispersão será na rua Barros Cobra, junto à Praça Dom Pedro II, a Praça dos Macacos. Somente o Afoxé terá percurso diferente, com concentração na Cascatinha.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 18 – Sábado
18 horas – Bloco do Eurico
Concentração a partir das 13h30
Tema: “O mico mais charmoso de Poços volta para desfilar e alegrar, tempos coloridos vem aí!”
19 horas – Bloco do Ronaldo
Concentração a partir das 17 horas
Tema: “Bloco de Boteco e Alegria”
Dia 19 – Domingo
15 horas – Grupo de Afoxé Memórias da Resistência
Tema: Cultura afro-brasileira
16 horas – Folia Nacional Inn
Concentração a partir das 15h30
Tema: Folia de Carnaval
19 horas – River Bloco
Concentração a partir das 12 horas
Tema: “Viva la Vida”
Dia 20 – Segunda
16 horas – Gigantes da Casa dos Bonecos
Concentração a partir 15h30
Tema: Bonecos gigantes representando a diversidade brasileira e as figuras típicas do Carnaval
19 horas – Viajando na Folia
Concentração a partir das 18 horas
Tema: “Somos turistas mala sem alça”
Dia 21 – Terça
16 horas – Vejo Flores em Você!
Concentração 15h30
Tema: Homenagem a Dorcas da Costa Francisco Jerônimo
19 horas – Bloco da Tine e das Fridas
Concentração a partir das 17h30
Tema: Feminismo e diversidade