Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Mato Grosso do Sul leva a gastronomia pantaneira ao Festuris e faz convite à degustação

A culinária pantaneira é bem variada e tem como marca sua simplicidade, herança dos costumes dos peões que cruzam até hoje os pastos alagados em comitiva. Essa experiência gastronômica é possível aos turistas em suas visitas ao Pantanal do Mato Grosso do Sul.
Visando resgatar, preservar e dinamizar a cultura gastronômica Sul-Mato-Grossense, valorizando a culinária pantaneira e o desenvolvimento de produtos focados em turismo de experiência, foi desenvolvida a Rota Gastronômica Pantaneira, um itinerário para turistas que buscam se aventurar pelo Pantanal de Mato Grosso do Sul e provar os sabores de suas receitas mais do que especiais. O projeto foi desenvolvido com o apoio do Sebrae/MS e da Fundtur/MS.

Pousada Pequi, Rota Gastronômica

A jornalista gaúcha Tati Feldens, o chef sergipano, professor da UFRJ, Moacir Sobral e o chef Paulo Machado são os idealizadores do projeto que possibilita conhecer características gastronômicas de importantes regiões, especialmente de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá. Toda ação foi registrada com produção audiovisual dirigida por Elis Regina Nogueira, reconhecida pela sólida carreira como fotógrafa, numa parceria com a PGI Play Audiovisual.
A ação incluiu visitas técnicas da equipe, que foram realizadas entre os dias 22 de julho e 14 de agosto, período em que o chef Paulo Machado percorreu os estabelecimentos ministrando treinamentos e aulas-show, após um levantamento de pratos locais e eleição de um prato carro-chefe para cada fazenda pantaneira ou empreendimento participante. Todas as cozinhas foram treinadas a elaborar os pratos e também estimuladas a trabalhar no sentido de oferecer não apenas uma refeição, mas o turismo de experiência focado na vivência individual de cada turista ao se relacionar com a gastronomia local, criando uma relação emocional com o destino.

Turistas de todo o mundo passam a visitar pantanal e provar suas delícias

Este projeto corrobora com as orientações do Programa Nacional de Turismo Gastronômico e com a busca de elevar a competitividade do Brasil no segmento e melhorar o posicionamento do país como destino gastronômico, com reflexos na movimentação de divisas e na criação de postos de trabalho.
Empresas participantes da Rota Gastronômica Pantaneira:

REGIÃO EMPRESA PRATO
Aquidauana Pousada Pequi Sopa Paraguaia
Aquidauana Pousada Aguapé Requeijão de corte com doce de leite
Corumbá Vale do Sol Paçoca de carne seca
Aquidauana Baía das Pedras Sarrabulho Pantaneiro
Aquidauana Terroir Pantanal Torre Pantaneira
Miranda Pousada Pioneiro Macarrão de Comitiva
Miranda Pantanal Experiência Filé de pintado com creme de cumbaru
Miranda Refúgio da Ilha Delícia do Refúgio
Miranda Fazenda San Francisco Musselini de mandioca com ora pro nóbis – puchero de carne com muçarela de búfala e pequi
Estrada Parque Jungle Lodge Caldo de Piranha

 

Degustação no Festuris
O Festuris será o primeiro evento a receber ação de divulgação deste projeto.
O lançamento com explicação do projeto, seguido de degustação, acontecerá dia 04/11 às 16h no estande do Mato Grosso do Sul. A ação é aberta a todos os participantes do evento.
Dias 05/11, também às 16 horas, repetiremos a degustação. Na oportunidade, o chef do Instituto Paulo Machado, Lucas Caslu, apresentará os pratos e comandará a degustação.

Deixe um comentário