O Circuito Turístico Caminhos Gerais, Instância de Governança Regional de Turismo, reconhecida e certificada pelo Governo de Estado, por meio da Política de Regionalização do Turismo de Minas Gerais comemora no mês de maio, 20 anos de fundação.
Pela celebrar esta jornada de tantas conquistas em prol do turismo da região, a Diretoria Executiva organizou um grande evento solene, que deverá reunir prefeitos, vices-preitos, secretários de turismo e lideranças do setor das 12 cidades integrantes. A celebração acontece no Teatro do Palace Casino, dia 20, sexta-feira, às 09 horas, em Poços de Caldas.
Na ocasião, será lançado o Portal Turistandoo Caminhos Gerais, que é composto de um site responsivo e de um aplicativo, que reuni de forma organizada e com linguagem promocional, informações de todos os serviços ligados ao turismo de cada cidade integrante.
Também será dia de lançar os vídeos promocionais feito para divulgar o Caminhos Gerais e suas cidades. O evento será palco para a entrega do Certificado do MAPA do Turismo Brasileiro, aos municípios habilitados pelo Ministério do Turismo e ainda de forma simbólica, receberão um troféu de Cristal São Marcos, patrimônio cultural de Poços de Caldas.
Para o presidente do Circuito Caminhos Gerais e secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Fonseca Oliveira, comemorar os 20 anos é de extrema importância. “È uma grande honra presidir o Circuito Turístico Caminhos Gerais, entidade que reuni 12 importantes municípios da nossa região sul mineira. Conseguimos em curto prazo resgatar a credibilidade da entidade e unir os municípios para um grande propósito: o Turismo. Com um planejamento estratégico bem consolidado e pessoas realmente comprometidas, estamos conseguindo fazer a diferença no sul de Minas”, comentou.
Para a vice-presidente, Vivian Magalhães, gerente de turismo de Andradas, o evento comemorativo representa um marco para a história do ‘Caminhos Gerais’, circuito que existe desde o inicio da regionalização do turismo no Estado de Minas Gerais. “Neste ano de 2022, ainda comemoramos o fato de termos sido escolhidos para ser a coordenação da Regional Sul, da Frente da Gastronomia Mineira, principalmente no ano em que o Governo de Minas trabalha para transformar a cozinha mineira em patrimônio cultural do Estado”, disse.
O turismólogo, Rafael Huhn, atual Gestor Técnico do ‘Caminhos Gerais’ ressalta que o momento é de extrema importância para ações unificadas para o turismo mineiro. “Vivemos o melhor ano do turismo em Minas, isso porque, o mineiro começou a visitar mais as cidades do seu Estado. Desta maneira, o Caminhos Gerais está se organizando para colocar suas cidades na rota desta demanda”.
O Circuito Turístico Caminhos Gerais é composto pelos seguintes municípios: Andradas, Botelhos, Caldas, Cabo Verde, Carvalhópolis, Campestre, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna, Machado, Poço Fundo, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas.