O sul de Minas reunido para construir mecanismo de fortalecimento da gastronomia e da cozinha mineira
O sul de Minas passa a contar, oficialmente, a partir do dia 28 de abril, com uma Regional da Frente da Gastronomia Mineira, a maior mobilização coletiva no Estado a atuar para o fomento, desenvolvimento, valorização e guarda da gastronomia de Minas Gerais.
Para o lançamento da Regional Sul será realizado evento no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, às 09 horas. O encontro contará com momento de troca de experiências entre profissionais de várias regiões do Estado, palestras de valorização da Cozinha como Patrimônio Cultural; palestra sobre doçaria mineira e sua luta de resistência; e, apresentação de cidades e suas iguarias.
A coordenação da regional ficará a cargo do Circuito Turístico Caminhos Gerais, entidade presidida pelo secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Oliveira; o gestor é o turismólogo Rafael Huhn, de Pouso Alegre.
Para o coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Edson Puiati, o sul de Minas é fundamental para o fortalecimento do elo gastronômico; elo que busca preservar e difundir a cultura alimentar mineira. “É um território do Estado que, realmente, tem uma grande riqueza de produtos como queijos, vinhos, azeites e tantos outros ícones da gastronomia mineira”, afirma o coordenador Edson Puiat.
O secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Oliveira, lembra que há um grande esforço no Estado para fomentar o setor gastronômico e difundir a cultura mineira. “Estamos falando do ano da mineiridade, do ano da cozinha mineira. É uma hora para nós contribuir para que a cultura gastronômica seja reverenciada não só no Estado, como em todo o País”, comenta Ricardo Oliveira.
A ‘Regional Sul’ da Frente da Gastronomia Mineira torna-se, a partir agora, referência na articulação das cidades da região. A ideia é desenvolver ações conjuntas de salvaguardas, difusão e potencialização do segmento, explica o gestor do ‘Caminhos Gerais’, Rafael Huhn. Segundo ele, o evento a ser realizado dia 28 de abril, em Poços de Caldas, será uma grande conquista para o sul de Minas. Este ano, a Cozinha Mineira deverá se tornar Patrimônio Cultural do Estado.