Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Poços de Caldas abriga projeto pioneiro de recarga elétrica de veículos

Moradores e visitantes que quiserem abastecer seus veículos elétricos já contam com um eletroposto de recarga rápida, localizado nas imediações da antiga estação ferroviária, em Poços de Caldas.|
O ponto de recarga foi inaugurado dia 06 de novembro do ano passado. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Felipe Cardoso Vale Pires, e representantes das instituições parceiras do projeto.
A recarga pode ser feita de forma gratuita, já que o eletroposto é autossuficiente na geração da própria energia fotovoltaica, sem impacto nos custos da energia elétrica para os consumidores.
O ponto de recarga integra o projeto “Poços + Inteligente”, uma parceria entre a DME, a Prefeitura de Poços de Caldas, a PUC Minas e o IFSULDEMINAS.

Ponto de abastecimento fica ao lado da Secretaria Municipal de Turismo, na antiga Estação Ferroviária

O projeto de mobilidade elétrica é pioneiro na região e foi uma das 30 iniciativas de todo o país aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Foi inaugurado ainda, na mesma data, um ponto de recarga semi-rápida no campus da PUC Minas em Poços de Caldas. Além desses dois postos, o projeto vai disponibilizar, em breve, mais um eletroposto, na sede da DME.
“É um orgulho muito grande ser hoje a primeira cidade a ter um eletroposto público, que não deixa de ser também um atrativo para o turismo. Muita gente que tem seu carro elétrico e que não tem para onde ir, agora já pode vir para Poços de Caldas abastecer de graça, só com energia solar. É sensacional esse trabalho”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo, que fez a primeira recarga aberta ao público no local.
O presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Felipe Pires, representou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, no evento de inauguração do eletroposto, na antiga estação ferroviária. “Agora, como presidente do IEPHA, tive a oportunidade de vir e conhecer uma cidade tão bonita e em um momento tão especial, em que vocês trazem mais futuro e quando a gente reconhece que patrimônio hoje já não é mais a discussão sobre o prédio histórico, mas o recorte daquilo que a gente trouxe do passado e quer deixar para o futuro. Trazer uma estrutura que antevê técnicas futuras que, em algum momento, se tornarão patrimônio, em frente a algo que já é patrimônio, traz para nós uma discussão importante sobre o que é a tecnologia que a gente está produzindo e o que a gente quer levar para o futuro”, pontuou.

Uso de bicicletas elétricas e convencionais também são incentivados

Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Felipe Pires, representou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, no evento.
O diretor superintendente da DME Energética, Marcelo Loichate, informou que o projeto prossegue e as pesquisas continuam a ser desenvolvidas por aproximadamente um ano e meio. “A mobilidade urbana passa pela mobilidade elétrica, não tem como ser diferente. Tenho certeza que os carros elétricos vão ser o futuro e estarão acessíveis em um curto espaço de tempo”, avaliou.
Este é um dia histórico para as ações de mobilidade urbana no município, que contou ainda com a inauguração da nova ciclovia que, agora, vai da Fepasa até o Terminal Rodoviário.

“POÇOS + INTELIGENTE”
Lançado no início de 2020, o projeto Poços + Inteligente”, com foco na mobilidade elétrica, inclui diversas pesquisas, como o desenvolvimento de sistemas e aplicativos, além da aquisição do carro e bicicletas elétricas. Mesmo com a pandemia, a equipe de pesquisadores das instituições envolvidas conseguiu realizar diversas ações, como a aquisição de um carro elétrico e de três carregadores de veículos elétricos (um de carga rápida, um semirrápido e outro de carga lenta).
O professor da PUC, Fabiano Teixeira, ressaltou que o local tem uma simbologia muito grande para as reflexões tecnológicas, lembrando a “chegada da primeira máquina a vapor no município, uma revolução do transporte, e da primeira máquina de macadamizar, que revolucionou a pavimentação”. “Agora, estamos em frente ao primeiro eletroposto de recarga rápida do estado de Minas Gerais. Poços de Caldas mantendo o seu espírito de pioneirismo, de vanguarda, uma cidade que tem um olhar para o futuro”, enfatizou.

Energia fotovoltaica
Prefeito Sérgio Azevedo, durante inauguração do projeto, no final de 2021

Em todos os eletropostos, os habitantes e turistas de Poços de Caldas poderão recarregar seus carros elétricos de forma gratuita, durante a vigência do “Poços + Inteligente”. “Esse projeto demonstra o potencial que Poços de Caldas tem no desenvolvimento científico e tecnológico. É um projeto de Poços para Poços. O IFSULDEMINAS e a PUC Minas, juntamente com a DME, se reuniram para desenvolver a capacidade dos nossos estudantes, professores e pesquisadores, usando esse know-how e aplicando esse conhecimento no desenvolvimento tecnológico da cidade. Isso nos traz uma alegria muito grande”, afirmou o diretor geral do IFSULDEMINAS, Thiago Caproni.
Os recursos investidos são provenientes da DME, tendo em vista a Lei Federal nº 9.991/2000 e a Resolução Normativa nº 754/2016 da ANEEL, que determinam que as concessionárias de serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL.

Recarga é gratuita para qualquer motorista
Posto está localizado ao lado da antiga Estação Ferroviária

[Fonte: Ascom/PMPC]

Deixe um comentário