Protocolo de Cooperação entre a Associação UAI (de Portugal) e o SESCONMG irá facilitar integração de empreendedores brasileiros
Foi assinado na noite do último dia 19 de novembro, na sede do SESCONMG, em Belo Horizonte, protocolo de cooperação com a Associação Planet Capacity – UAI – União, Apoio, Integração, instituição de Portugal de apoio à comunidade brasileira, sem fins lucrativos. O SESCON é o Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais.
O objetivo da parceria é aproximar os profissionais contábeis do Brasil e de Portugal, para facilitar o processo de integração dos empreendedores brasileiros em Portugal e dos empreendedores portugueses no Brasil. A parceria também cria condições de ações conjuntas entre as duas instituições, beneficiando ainda mais os associados.
A assinatura do protocolo aconteceu juntamente com o lançamento do Projeto “O Minho e Minas Gerais”, realizado pela UAI em parceria com a Câmara Portuguesa de Minas Gerais. – O “Minho e Minas Gerais” foi lançado em outubro, em Braga.
REGIÃO DE PORTUGAL – O Minho é uma província histórica da região do Norte de Portugal, que esteve inserida na antiga província Entre Douro e Minho, e, que foi formalmente confirmada por uma reforma administrativa ocorrida em 1936. Está compreendida pelo Baixo Minho e Alto Minho.
O Projeto é um encontro histórico, arquitetônico e cultural que visa resgatar o passado entre a região geográfica do ‘Minho’ e Minas Gerais, percebendo as marcas deixadas por essa convivência, nossos hábitos e costumes.
O presidente do SESCONMG, Edmar Santos destacou que esse acordo/protocolo de parceria, assinado entre SESCONMG e UAI, facilitará a aproximação não só dos profissionais de contabilidade do Estado de Minas Gerais, mas de todos os associados da entidade com os contabilistas/consultores contábeis, da cidade de Braga e de todo Portugal.
“Será muito mais do que uma troca de experiências, do resgaste do conhecimento cultural, da saborosa e inconfundível gastronomia. Será a possibilidade de aproximação e troca de energia entre as pessoas, é assim que eu vejo”, afirmou o presidente Edmar Santos.
A presidente da Associação UAI, a mineira Alexandra Gomide, enalteceu o carinho que tem por Minas Gerais e destacou que sabe dos desafios de quem vai empreender em Portugal. “Sei exatamente dos desafios enfrentados, pois além de toda vivência por acompanhar milhares de casos, eu também cheguei empreendendo”, disse a presidente.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Assuntos Internacionais da ACMinas, Cláudio Motta, anunciou parceria com a Câmara Portuguesa e a Associação para realização de Missão Empresarial Mineira a Braga, em 2022, em busca de intercâmbio comercial e cultural entre Minas e a região do ‘Minho’.
Participaram do evento o cônsul de Portugal em Minas Gerais, Rui Almeida; o presidente da Câmara Portuguesa, Carlos Lopes e o vice Cláudio Motta; o presidente da Associação Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares; o presidente da Câmara de Comunicação da AC Minas, Helinho Faria e Jorge Borges de Sousa, da Câmara de Cultura, da AC Minas.
Participaram, ainda, integrantes executivos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o jornalista e diretor da Abrajet Minas, João Carlos Amaral.