Sobre Nós
QUEM SOMOS ?
TURISMO MG
Comunicadores sociais com 48 anos de experiência na produção de conteúdo jornalístico profissional e de qualidade, em Minas Gerais, acumulamos algumas décadas de trabalho para bem traduzir, ou, pelo menos, tentar reproduzir, em palavras escritas, o modo de ser do mineiro. – Mineiro é complicado, não é? Tem até dicionário próprio: o Mineirês!
Minas é complexa e são muitas; é singular e plural. Minas Gerais é uma mistura de culturas… é um povo hospitaleiro. Minas esculpiu nomes como o de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), Francisca da Silva de Oliveira (Chica da Silva), Alberto Santos Dumont, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Ana Jacinta de São José (Dona Beja), Bárbara Heliodora, Ary Barroso, Milton Nascimento, Pelé, Chico Xavier, Sebastião Salgado. (…)
Melhor parar por aqui, pois, a lista de nomes e personalidades seria enorme.
Minas tem grandes nomes na viola, na música caipira, na MPB, na música clássica, na literatura, no artesanato, na culinária, nos esportes, na ciência e tecnologia. Minas tem história; tem o maior conjunto arquitetônico preservado do Brasil. Tem frango caipira, frango com quiabo, tem cachaças e fumo de rolo. Minas trem…
Aliás, TREM é uma palavra que pode substituir qualquer outro substantivo, se pronunciado por um mineiro, claro. TREM pode ser abstrato e concreto, ao mesmo tempo. – Exemplos:
“Tô com vontade de comer um trem”!
“Eita, trem bom”!
“Trem de doido, sô”!
“Que trem é esse, sô”!
“ O trem chegou à estação”.
Minas tem montanhas, tem cerrados, tem sertão. Tem rios e cachoeiras; tem o Velho Chico. Tem costumes, tradições, Congadas e Folias de Reis. Tem católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, livres pensadores… Minas sabe conviver com as diferenças.
Minas tem diversidade, tem vários sotaques (…) convive com o sagrado e o profano; respeita e preserva o passado; mira o futuro…
Minas é único Estado brasileiro que tem forma de rosto, no mapa do País. – Minas tem ‘cara’, tem cheiros, sabores, encantos… Minas é tudo de bão!
Tem pão de queijo, goiabada, queijo que leva o nome do Estado [Minas] e muitos outros queijos, referências mundiais. Tem o melhor café do mundo, tem o povo mais hospitaleiro do Brasil [segundo nossos irmãos de outros Estados]. Minas tem azeites, tem vinhos tem cervejas artesanais; Minas tem imagens, paisagens e conteúdos diversos. Minas tem tudo e mais um pouco!
Em Minas, vocês entenderão o sentido amplo das palavras: barroco, rococó, turismo de aventura, turismo religioso, turismo gastronômico, turismo rural. Quando o assunto é Minas Gerais, até o texto que lemos exala sabores e aromas.
Eu sou Edelson Borges da Silva, jornalista, formado pela PUC-Minas (BH), diretor responsável pelo site TurismoMG; diretor do semanário Folha Machadense; sócio-fundador da Academia Machadense de Letras; sócio da Abrajet-MG (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e diretor do IMAC (Instituto Machadense de Artes e Ciências), órgão que abriga o Museu Ferroviário e do Café Machadense.
Nosso Conteúdo
Ao lado de excelentes profissionais da comunicação, jornalistas experimentados na vida e no mercado brasileiro, esperamos fazer a diferença nas suas escolhas por destinos turísticos em Minas Gerais.
Num mundo totalmente novo, digital, global e tecnológico, nossas escolhas estão, cada vez mais, baseadas nas experiências. Experiências sensoriais e humanas; estamos, na verdade, em busca de calor humano, mesmo que se torne imperativo e necessário à adoção de medidas sanitárias e certo distanciamento.
Use máscara, álcool em gel, mas, quando chegar a Minas, saiba que terá abraço, aperto de mão, conversa ao pé do ouvido. Acreditamos que viagens e experiências são capazes de produzir jornadas internas nas nossas vidas.
Com mineirismo, mineirice ou mineiridade, nós, mineiros de Minas, sabemos, muito bem, que todo local pode criar experiências transformadoras e incríveis. Por isso, produzimos conteúdos sobre a ótica do mineiro, que tem a capacidade de enxergar depois dos montes.
A partir do nosso modo de contar histórias, queremos proporcionar a vocês, empresários, gestores públicos e comerciantes, conteúdos inspiradores que atraiam turistas, famílias e novos investidores.
João Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas, escreveu: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.
Bem-vindos às Minas Gerais!
ANOS DE MINAS GERAIS
Cidades Turísticas
Municípios
MILHÕES DE HABITANTES
“Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes”.
"A colheita é comum, mas o capinar é sozinho".
João Guimarães Rosa, em Grande Sertão Veredas.
© Todos os Direitos Reservados. 2021. Turismo MG